2ª Exposição de Tecnologia Assistiva e Inclusão na Ulbra

Carway Hyundai de Canoas – RS participa da exposição e apresenta as suas soluções em PCD e PCAH.

Aconteceu nesta quinta-feira, dia 23 de agosto, no saguão do prédio 16 da Ulbra, a cerimônia de abertura da 2ª Exposição de Tecnologia Assistiva e Inclusão (ExpoTAI). O evento, promovido pela Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para PCD e PCAH no RS (Faders), dá visibilidade às tecnologias assistivas desenvolvidas e comercializadas no Rio Grande do Sul. Apresentam seus produtos e serviços tanto prestadores de serviço, empresas e indústrias, quanto universidades, com pesquisas e buscas de soluções em andamento.

A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, sendo elas a Secretária Estadual de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Maria Helena Sartori, o presidente da Faders, Roque Bakof, o reitor da Ulbra, Ricardo Willy Rieth, o coordenador do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Adilson Corlassoli, o Secretário Adjunto da Secretaria Municipal de Integração Institucional de Canoas, representando o Prefeito de Canoas, Luis Carlos Busato, Rubielson Medeiros, o conselheiro do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Porto Alegre, Nelson Khalil, e a presidente do Conselho Municipal de Canoas, Keli Oliveira.

Na ocasião, Rieth desejou as boas-vindas aos participantes e agradeceu a presença de todos nesta parceria com a 2ª edição da ExpoTAI. “A nossa Universidade começou a se preocupar e ter ações políticas voltas à acessibilidade há várias décadas, muito antes de se tornar um requisito do Ministério da Educação, que hoje é uma exigência para todos os cursos. A nossa ideia quando começamos a receber pessoas com deficiência é que elas tivessem a oportunidade de estudar, de fazer um ensino superior, e até então as instituições não estavam preparadas para isso”, explicou o reitor.

No encontro, o presidente da Faders, Roque Bakof, destacou a importância do evento e das exposições para a troca de conhecimento. “Esse evento é uma etapa de construção que estamos fazendo. Essa nova geração de pessoas vem para demonstrar a todos nós que inclusão é convivência. A verdadeira obra que a ExpoTAI quer deixar é três dias em que nos fortaleceremos para que, na sequência, possamos voltar para a sociedade cada vez mais preparados para o trabalho. A acessibilidade é uma razão para toda a coletividade”, salientou o presidente.

A Banda Muitos Outros, com o show Vencendo Limites, do Instituto Acessibilizar, encerrou a cerimônia de abertura com alguns clássicos da Música Popular Brasileira (MPB) e clássicos internacionais da cantora Adele.

A ExpoTAI ocorre em paralelo com a 5ª Semana Ulbra da Pessoa com Deficiência. O evento permanece até sábado, dia 25 de agosto, com seminários sobre trabalho, políticas de acessibilidade e inclusão e formação universitária, além de oficinas sobre confecção de materiais pedagógicos, uso de tecnologias, musicalidade, aleitamento materno, autismo e cuidadores.

Você pode gostar...