Agenda 17.03.18 – St. Patrick’s Day * Porto Alegre

Para alguns, é só motivo para beber cerveja. Para outros, uma chance de celebrar a cultura irlandesa. E tem até quem aproveite a data para pregar o que acredita. Qualquer que seja a razão, o Dia de São Patrício — ou St. Patrick’s Day, como bares adoram chamar —, comemorado no dia 17 de março, virou febre em Porto Alegre. E, neste ano cai em um sábado, o que ajudou a multiplicar a variedade de eventos.

Os bairros Cidade Baixa, Floresta, Navegantes, Rio Branco, Bom Fim e Moinhos de Vento terão festas gratuitas, com decoração e várias promoções diferentes.

Jovens católicos vão levar mensagem do santo e bênção da cerveja à festa de Saint Patrick’s DayJovens católicos vão levar mensagem do santo e bênção da cerveja à festa de Saint Patrick’s Day
— É um evento que Porto Alegre deverá abraçar e, nos próximos anos, ter a mesma dimensão que uma Oktobefest tem para Blumenau. O núcleo cervejeiro da cidade é pujante, empreendedor e certamente irá transformar esta data numa atração nacional — disse o coordenador do Escritório de Eventos da prefeitura, Antonio Gornatti.

Os eventos cadastrados na prefeitura terão o apoio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE). Confira o local e horário de alguns dos eventos neste sábado — o levantamento é da prefeitura.

Saint Patrick’s Mercado Brasco
Local: Rua Florêncio Ygartua, 151 – Bairro Moinhos de Vento
Horário: 08h às 22h

Saint Patrick’s Day – Tô Na Rua
Local: Estacionamento Shopping Total – Bairro Floresta
Horário: 10h às 22h

Saint Patrick’s Opinião
Local: Praça Dr. Maurício Cardoso – Bairro Moinhos de Vento
Horário: 10h às 21h45min

Saint Patrick Miguel Tostes
Local: Rua Miguel Tostes (entre Av. Protásio Alves e Rua Cabral) – Bairro Rio Branco
Horário: 11h às 20h

Bloco Fusca Azul – Saint Patrick
Local: Entre a rua Taquara e rua Jaraguá – Bairro Bela Vista
Horário: a partir das 15h

Saint Patrick Cervejaria Delta
Local: Rua 18 de Novembro – Bairro Navegantes
Horário: 10h às 24h

Saint Patrick’s Day – Rua Bom Retiro Do Sul
Local: Rua Bom Retiro, 05 – Bairro São Sebastião
Horário: 14h às 21h

Saint Patrick’s da Joaquim
Local: Rua Joaquim Nabuco, 46 – Bairro Cidade Baixa
Horário: 16h às 22h

Saint Patrick’s da Bento Figueiredo
Local: Rua Bento Figueiredo – Bairro Rio Branco
Horário: 12h à 1h00 da manhã

OBS: Som desligará às 22h

ACORDO

Acordo firmado entre Ministério Público Estadual, estabelecimentos, Brigada Militar e setores da prefeitura de Porto Alegre definiu regras para os festejos de St. Patrick’s Day, celebração irlandesa que ganhou adeptos entre bares e pubs e terá eventos neste sábado (17) na cidade. Estabelecimentos preparam programação tanto em áreas internas como nas ruas. A iniciativa gerou reação em algumas regiões, com grupos (comércio e moradores) contrários a fechar ruas. A reunião chamada pelo MP definiu critérios, que devem regular as atrações no bairro Moinhos de Vento. A primeira regra estabelecida é que só serão permitidas atrações nos locais autorizados e sem bloqueio de ruas. Os comerciantes devem se comprometer também a não vender bebidas alcoólicas fora do estabelecimento e se responsabilizar pelo lixo gerado.

Além disso, os ambulantes serão fiscalizados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Guarda Municipal e Brigada Militar. Cada comerciante deve assinar um termo de cooperação e compromisso com o Escritório de Eventos. Após o fim do evento, haverá uma reunião de avaliação dos acordos firmados, prevista para o dia 27 de março. Participaram da reunião representantes do Escritório de Eventos da prefeitura, pasta do Desenvolvimento Econômico, BM, Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Guarda Municipal e representantes do Movimento Moinhos Vive e da Associação dos Moradores e Empresários do Bairro Moinhos de Vento (AME).

Você pode gostar...