Melhores cidades do mundo

Você pensa nas melhores cidades do mundo e o que lhe vêm à cabeça? Nova York, Paris, Londres dominam nosso imaginário quando pensamos em vida noturna, entretenimento e glamour. Mas não são estas cidades que tem ocupado, nos últimos anos, o topo dos rankings dos melhores lugares para se viver. Viena, a capital da Áustria, superou 229 locais que entraram na lista do 18º Mercer Quality of Life, e ficou no topo do ranking que aponta os melhores lugares para se viver no mundo.

Zurique – a maior cidade da Suíça – e Auckland, da Nova Zelândia, completam o pódio. Vale citar que estas duas cidades não são capitais de seus respectivos países. Acesso à saúde, qualidade da educação e preocupação com fatores ambientais estão entre os fatores que o ranking leva em consideração. A Mercer é uma das maiores consultorias de RH do mundo.

Sete das dez cidades que ocupam o topo do ranking estão na Europa – sendo que três estão na Alemanha (Munique, Düsseldorf e Frankfurt). Copenhague, que é apontada em outros rankings com um dos lugares mais felizes do mundo, aparece em 9º lugar. E, a despeito de seu alto custo de vida, Genebra (Suíça) está em 8º lugar – residentes podem aproveitar uma qualidade de educação de altíssimo nível e baixíssimas taxas de criminalidade. Sydney, na Austrália, e Vancouver, no Canadá, também aparecem entre os dez primeiros.

Sobre os países da América Latina e do Caribe, a Mercer afirma que a recessão econômica e a instabilidade política de muitos deles explicam por que a região está pouco representadano ranking deste ano. O Brasil, contudo, aparece com três cidades. Brasília vem em 106º lugar, Rio de Janeiro em 117º, São Paulo em 121º e Manaus em 125º.

Abaixo, confira o ranking completo:

Posição Cidade/País
1 Viena/ Áustria
2 Zurique/Suíça
3 Auckland/Nova Zelândia
4 Munique/Alemanha
5 Vancouver/Canadá
6 Dusseldorf/Alemanha
7 Frankfurt/Alemanha
8 Genebra/Suíça
9 Copenhague/Dinamarca
10 Sydney/Austrália
11 Amsterdã/Holanda
12 Wellington/Austrália
13 Berlim/Alemanha
14 Berna/Suíça
15 Toronto/Canadá
16 Melbourne/Austrália
17 Ottawa/Canadá
18 Hamburgo/Alemanha
19 Luxemburgo/Luxemburgo
20 Estolcolmo/Suécia
21 Bruxelas/Bélgica
22 Perth/Austrália
23 Montreal/Canadá
24 Stuttgart/Alemanha
25 Nurembergue/Alemanha
26 Cingapura/Cingapura
27 Adelaide/Austrália
28 São Francisco/EUA
29 Camberra/Austrália
30 Helsinki/Finlândia
31 Oslo/Noruega
32 Calgary/Canadá
33 Dublin/Irlanda
34 Boston/EUA
35 Honolulu/EUA
36 Brisbane/Austrália
37 Paris/França
38 Lyon/França
39 Barcelona/Espanha
39 Londres/Reino Unido
41 Milan/Itália
42 Lisboa/Portugal
43 Chicago/EUA
44 Nova York/EUA
44 Tóquio/Japão
46 Edimburgo/Escócia
46 Kobe/Japão
46 Seattle/EUA
49 Los Angeles/EUA
49 Yokohama/Japão

Você pode gostar...