Veja as melhores (e as piores) 100 grandes cidades do Brasil

Maringá, no Paraná, é a melhor cidade grande do país, de acordo com estudo realizado pela consultoria Macroplan. A cidade subiu no ranking, assim como os outros cinco municípios que aparecem na sequência: Piracicaba, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Franca e Campinas. Do ranking das dez primeiras, oito estão no estado de São Paulo. Apenas Maringá e Curitiba quebram essa hegemonia.

Já entre os piores municípios com maior população, a lista destaca Ananindeua (PA), Belford Roxo (RJ) e Macapá (AP).

O estudo aponta que as cem cidades mais populosas do país representam 39% da população brasileira. Elas também são responsáveis por 50% do PIB e 54% dos empregos formais (que tem carteira assinada). No ranking total, a região Sudeste aparece com destaque: são 49 municípios, ou seja, praticamente a metade das cidades analisadas.

Para o levantamento, a consultoria analisou municípios com mais de 266 mil habitantes em 16 indicadores, divididos em quatro áreas: saúde, educação e cultura, segurança e saneamento e sustentabilidade. Esses indicadores receberam diferentes pesos: 35,3% para educação e cultura; 35,3% para saúde; 20,6% para infraestrutura e sustentabilidade e 8,8% para segurança. Com isso, o ranking foi formado por um índice que vai de 0 a 1, em que quanto mais próximo de 1, melhor é a condição de vida nessa cidade.

Separando por categorias, no ranking de educação, Piracicaba, São José do Rio Preto (ambas em SP) e Vitória (ES) obtiveram a melhor pontuação. No ranking de saúde, os três primeiros lugares ficaram com Montes Claros (MG), Curitiba (PR) e Palmas (TO). Em saneamento e sustentabilidade, Santos (SP), Maringá e Franca (SP) se destacaram. E em segurança, as primeiras posições foram para Taboão da Serra, São Bernardo do Campo e Mauá, todos municípios do estado de São Paulo.

Veja abaixo a lista completa das 100 maiores cidades:

Você pode gostar...